quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Artesanato: Crochê

Hoje o assunto é Artesanato! O Crochê!

Crochê ou Croché é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda.

A palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado.

Modelos de Agulhas de Crochê
Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores o trabalho de crochê tem origem na Pré-história.

O mais importante é que ele existe e que alegra e decora as nossas casas!

Fora as bolsas, roupas enfim o crochê é moda seja em nossas casas seja em nosso guarda roupa!

Colares de Crochê feitos pela minha Mãe ♥
Eu particularmente adoro tudo isso, pois fui criada em meio as colchas, tapetes, toalhas, caminhos e a infinidade de panos de prato com bicos de crochê que minha mãe e avó fazem! Fora os vestidinhos que eu usava quando era criança!

Vestido de Crochê feito pela minha Vó!
Eu considero minha mãe e minha avó artistas porque o crochê não deixa de ser uma obra de arte!

Minha avó, a qual nós chamamos com muito carinho de Vó Dirce, é uma senhora criada na roça, vida simples, não sabe ler e nem escrever, o meu bisavô não deixava as filhas, ou seja, as mulheres, irem a escola, para não aprender a ler e nem escrever, medo de que elas escrevessem cartas aos meninos da colônia!

Mas minha avó aprendeu fazer crochê com agulha de costura e linha de saco de arroz desfiado, isso por volta dos 6 anos de idade! Até que a dona da fazenda vai ao armazém da cidade e compra uma agulha de crochê e um novelo de linha! E ai meninas a Dona Dirce não parou mais!

Dirce: minha vó! Peço a Deus que todos os dias eu tenha seu talento mas acima de tudo sua Sabedoria! ♥
Há se eu faço crochê? Hehehe eu tento, mas não saio das correntinhas! Aprendi mesmo o ponto cruz como postei aqui no mês passado!

Lembrancinha do meu casamento! Um Bate Mão com Bico de Crochê feitos pela minha avó e minha mãe!

Nossas lembrancinhas!
Bicos de Crochê e passa fita feitos pela minha avó! ♥ Ponto Cruz feitos por mim!
Caminho de Crochê ♥
Colcha de Crochê e as Almofadas laranjas também de Crochê!
Você que ficou com água na boca e deseja saber se elas aceitam encomendas, eu respondo, claro que sim! Entra em contato pelo comentário do BLOG!

Beijinhos,

Mrs Pepper


Pensamento: “O que é verdadeiro volta? Não. O que é verdadeiro não vai. O que é verdadeiro permanece.” (Dear John)
 

2 comentários:

  1. Adorei esse post! Lindo demais da conta!

    ResponderExcluir
  2. Ná, quando vejo o nosso enxoval e nele coisas que a mãe fez e a vó Dirce me traz uma coisa muito boa!

    Penso assim: Temos história! E isso é lindo demais!

    Beijocas!

    ResponderExcluir